Hoje em muitas escolas existem uma combinação de tecnologias presenciais e virtuais e que ambas são ferramentas utilizadas para aprendizagem dos alunos como é o caso da televisão, do computador, do retro projetor, do gravador entre outros.
Em meio a tantas mudanças, tantas evoluções tecnológicas levam-nos a conhecer o real conceito de tecnologia no geral, e também a integração da tecnologia de informação e comunicação, que nada mais é que toda ou qualquer inovação aplicada em prol do desenvolvimento, seja educacional, industrial, comercial, seja no uso de aparelhos, aplicação de métodos, ou praticas inovadoras todos estes conceitos englobam tecnologia.
Trazendo para a informática na escola segundo Valente, “informática na educação significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação”.
Essa ciência racional e automática de informação que leva o nome de informática é de grande valia na educação, pois a mesma permite segundo kloch “ Uma radical mudança na formação de novas competências técnicas-práticas e emancipatórias para a comunidade escolar”.
Cabe ainda destacar segundo o pensamento de Kloch “que a informática possui uma indubitável contribuição na construção de uma nova sociedade”. É preciso também que a escola ao introduzir o computador como meio de aprendizagem não deve deixar que este se torne um artigo de luxo criando assim adultos egoístas e ante- sociais” Veiga. Assim como todo processo ou método que existe, a junção da informática com a educação traz a tona aspectos negativos e positivos, é justamente para evitar os aspectos negativos que entra o plano pedagógico que junto ao corpo docente escolhe softwares educativos que serão usados para atingir os almejados resultados,e para que esses resultados realmente aconteçam, segundo Garcia “ É preciso então que haja uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, desenvolvendo assim sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.
Karine Brito Rocha
Karine Brito Rocha

Nenhum comentário:
Postar um comentário