04 abril 2010

LETRAMENTO

No Brasil hoje em dia a cada seis crianças que freqüentam a escola para ser alfabetizada pelo menos uma é reprovada, talvez este fator esteja relacionado ao meio em que vivam.

Mas nota-se também que cada vez mais cedo, devido a necessidade familiar a criança é introduzida a escola, favorecendo assim seu convívio com o mundo letrado, e facilitando sua alfabetização que de certa forma só acontece com o contato das crianças com vários tipos de estímulos necessários para tal aprendizado.
Geralmente a maior parte destes estímulos é proporcionada pela escola que cada vez mais tem levado em consideração melhores técnicas e formas de desenvolver este processo.

A cada vez mais se faz necessário proporcionar as crianças uma boa leitura bons jogos, brinquedos educativos, livros diversos, boas revistas, quebra-cabeça entre outros, que tenham unicamente o intuito de lhes despertar para a leitura e escrita, para aprendizagem.
Segundo Reiter (2007, p. 88) “Todas as crianças aprendem a falar e a usar a linguagem falada, independentemente do tipo de sociedade ou do grau de sofisticação da organização sócio-cultural, mas é só nas sociedades letradas que ela aprende a ler e escrever”.
Na maioria das vazes o educando tem que adaptar as aulas para que assim os alunos que tenham mais dificuldade consigam aprender, está aí a importância de ter profissionais especializados e que realmente gostem do seu trabalho, pois eles desenvolvem papel muito importante na vida das crianças que passam do não saber ao saber.

Ou seja, as crianças sabem muito ao folhear uma revista, ao imaginar histórias, ao ouvir contos familiares etc. Mas o que as crianças não sabem, é que elas sabem muito sim, e cabe ao educando lhe desperta este saber, considerando possíveis dificuldades que geralmente estão ligadas a problemas emocionais, culturais e até mesmo por faltar-lhes incentivo, por muitas vezes os próprios membros da família nunca ter tido este incentivo.
Maricato (2005, p. 18) tem a seguinte opinião que vem a confirmar meu ponto de vista: “ A criança lê do seu jeito muito antes da alfabetização, folheando e olhando figuras, ainda que não decodifique palavras e frases escritas. Ela aprende observando o gesto de leitura dos outros- professores, pais ou outras crianças”.
Qualquer brincadeira, história, ou contato com estímulos que vem a somar para as crianças contribuindo para sua alfabetização.
Pois segundo Reiter (2007, p. 95) “Para aprender a ler e escrever, a criança precisa de interações deliberadas através das quais é instruída por alguém que seja letrado”.

Sendo assim conceituamos letramento como ato de ensinar ou aprender a ler e a escrever usando habilidades para se apropriar da língua escrita onde estará se inserindo no mundo da cultura escrita.

A criança ou até mesmo um adulto após saber ler, se insere em um mundo totalmente diferente, tudo passa a ter significado e sentido, pois ao aprender a ler estão aprendendo uma arte que automaticamente se transformará em um hábito, onde eles farão parte da sociedade inteirando-se do conteúdo presente na mesma


Brincando


Manipulando Fantoche

Buscando o Mundo da Leitura

Buscando Livros Interessantes na Feira do Livro


Indo para a Escola

Conhecendo  Objetos que Representam a Escrita.

Ouvindo Contos

Enfim toda atividade desenvolvida com as crianças ou adultos em prol dos estímulos que as leve a criar, imaginar possíveis historias e situações, favorecem seu desenvolvimento no mundo letrado ou seja facilita sua constante alfabetização.


Karine Brito Rocha



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