Sabemos que a criança ao entrar na escola carrega consigo uma bagagem de conhecimentos obtidos em seu contexto familiar, e no decorrer de suas poucas vivências.
Considerando tal fator podemos analisar o contexto escolar como o meio onde a criança vai trocar experiências e adquirir novas vivencias, onde ela poderá confrontar seus conhecimentos.
Por este motivo, devemos sim valorizar as atividades em grupo, pois as escolas em geral costumam considerar a construção da escrita como uma atividade individual.
Se analisarmos bem, perceberemos que a formação de grupos propicia através dos intercâmbios, situações onde as crianças terão oportunidade de discutir o processo de compreensão da escrita, um ajudando o outro, sem deixar de citar que com tais integrações as crianças aprendem também respeitar o amigo e suas opiniões e principalmente leva-os a obter mais autonomia em suas respostas e convicções da mesma, como mostra análises de pesquisas já realizadas.
Ainda segundo Ana Teberosky “As crianças utilizam suas próprias hipóteses para assimilar a informação do meio, e as põem à prova ao confrontá-las com as hipóteses de outros, nem sempre idênticas às suas.”
Sendo assim, as crianças interagem muito bem à construção de escritas através da interação grupal.
Karine Brito Rocha
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